Piaget

|
- Os seus estudos deram origem à Epistemologia genética (ramo da psicologia actual);
|
|
|
- Estudo do desenvolvimento intelectual;
|
|
|
- O Construtivismo defende a ideia de que o comportamento e o desenvolvimento da inteligência resultam de uma construção progressiva do sujeito em interacção com o meio físico e social: teoria também conhecida como Interaccionismo;
|
|
|
- Piaget é construtivista porque afirma que o indivíduo, mediante as suas acções sobre o meio, tem um papel na construção do conhecimento e da sua personalidade;
|
|
|
- Piaget é interaccionista porque defende que o desenvolvimento intelectual e moral é obra do sujeito nas suas interacções com o meio físico e social;
|
|
|
- Um dos grandes contributos de Piaget foi precisamente o de ter realçado a importância da interacção entre factores endógenos e exógenos. Segundo Piaget a Inteligência resulta da interacção entre:
|
|
|
Factores biológicos/hereditários/ internos/endógenos
|
- Factores ambientais/aprendidos/ adquiridos/externos/exógenos
|
|
- O construtivismo de Piaget é uma superação do empirismo dos behavioristas (que consideram que as estruturas que nos permitem conhecer e interpretar o mundo são retiradas da experiência) e do inatismo dos gestaltistas (que consideram que as estruturas perceptivas que organizam a experiência do meio já estão pré-formadas).
|
|
|
Teoria: Construtivismo Método: Método Clínico e Observação Naturalista |
|