Desenvolvimento psicosexual

        

        Para Freud, o desenvolvimento da personalidade processa-se numa sequência de estádios psicossexuais que decorrem desde o nascimento até à adolescência: estádio oral, anal, fálico, de latência e genital.

 

Estádio oral

        Este estádio decorre do nascimento até cerca dos 12/18 meses. A zona erógena é a boca: o bebé obtém prazer ao mamar, ao levar objectos à boca, bem como através de estimulações corporais. A sexualidade é auto-erótica. O desmame corresponde a um dos primeiros conflitos vividos.

        Equanto o id, que é a herança biológica do ser humano, é orientado pelo princípio do prazer, o ego rege-se pelo princípio da realidade, que corresponde a normas e às exigências da vida em sociedade. É neste estádio que o ego se forma.

 

 

Estádio anal

        Este estádio decorre dos 12/18 meses aos 2/3 anos, a zona erógena pé a região anal. A criança obtém prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar as fezes. O controlo da defecação gera, simultanemante, sentimentos de prazer e de dor. É nesta fase que se faz a educação para a higiene. Uma educação equilibrada promoverá a criatividade, a produtividade e a generosidade. Se a educação é severa e demasiado exigente resultarão comportamentos ambivalentes: obsessão pela ordem, teimosia, avareza, egoísmo, ou então, crueldade, violência, rebeldia e desorganização. Neste estádio, há o reforço do Ego.

 

Estádio fálico

        Este estádio decorre dos 3 aos 5/6 anos. A zona erógena principal é a região genital: os órgãos sexuais são estimulados pela criança, que assim obtém prazer. A curiosidade sobre as diferenças sexuais é grande.

        É neste estádio que surge o Complexo de Édipo (Electra nas raparigas) que consiste na atracção da criança pelo progenitor oposto e na agressividade para com o progenitor do mesmo sexo. O recalcamento do desejo sexual incestuoso leva a um mecanismo de defesa que se chama identificação – o rapaz adopta o comportamento, valores e atitudes do pai (ao aproximar-se do pai este torna-se menos ameaçador). É aqui que se forma o super-ego e se supera o complexo de Édipo, bem como se desenvolve a noção de identidade sexual.

 

Período de latência

        Este estádio decorre dos 5/6 anos até à puberdade. Este período é caracterizado por uma aparente atenuação da actividade sexual. Seria neste estádio que ocorreria a amnésia infantil: a criança reprime no inconsciente as experiências que a perturbaram no estádio fálico. A criança investe a sua energia nas actividades escolares, ganhando especial importância as relações que estabelece entre os colegas e professores.

 

 

Estádio genital

        A partir da puberdade a zona erógena é a região genital. Na adolescência, em virtude da maturação física e da produção de hormonas sexuais, renascem os impulsos sexuais. É o período em que os conflitos dos estádios anteriores podem ser resolvidos. Assume-se uma sexualidades socialmente aceite. Desenvolve-se o desejo de gratificação sexual mútua – capacidade de amar e partilhar o prazer. Os impulsos do Id são sublimados (casamento, educação dos filhos, desempenho profissional).